CRÉDITO PARA OBRAS – QUE TIPO DE CRÉDITO PEDIR?
Se precisa de fazer obras para tornar a sua casa mais funcional e acolhedora, a solução poderá passar pela contratação de um crédito habitação para obras.
Saiba para que se destina e conheça as vantagens.
Quer sejam obras de raiz na casa toda, ou apenas a alteração de algumas divisões – como a cozinha, casa de banho, sala, escritório ou exterior – recorrer a um crédito para obras irá ajudar a minimizar o impacto das despesas no seu orçamento familiar, obtendo um financiamento adequado à realização do seu projeto.
O que é o Crédito para Obras?
Como o nome indica, o crédito para obras é um financiamento destinado a quem pretende remodelar, decorar ou tornar mais eficiente e sustentável a sua habitação própria permanente. Quer seja em toda a casa ou apenas em algumas divisões, o crédito para obras é o tipo de crédito mais habitual para quem necessita fazer intervenções imediatas. Pode ser usado, por exemplo, na criação de um espaço para um novo filho ou até mesmo para a aquisição de mobiliário e eletrodomésticos, apesar de haver produtos financeiros mais orientados especificamente para renovações e outros para recheio da casa. Destina-se a particulares que pretendam realizar obras em imóvel para habitação própria com a possibilidade de aquisição do imóvel em simultâneo.
Tipos de Créditos para Obras
Existem vários tipos de créditos para quem pretende fazer obras:
- Crédito Habitação e Obras;
- Crédito Reabilitação Urbana (imóveis com mais de 30 anos);
- Crédito Pessoal – Obras.
Crédito Habitação e Obras
O crédito para obras destina-se especificamente ao financiamento para a realização de obras na habitação e engloba o valor da compra de uma casa, juntamente com o valor das obras a realizar. O crédito para obras pressupõe, assim, a hipoteca do seu imóvel. Desta forma, a entidade bancária obtém mais garantias e pode oferecer, em contrapartida, condições especiais tais como taxas de juro mais acessíveis e prazos de reembolso maiores que os 84 meses dos créditos pessoais para obras. Isto permite-lhe usufruir de prestações mais baixas. Ao pedir o crédito habitação e obras tem de apresentar um projeto/orçamento das obras, para que se possa fazer uma estimativa do valor do imóvel pronto. Só após a entrega desta documentação, o perito pode passar à avaliação do imóvel. Por fim, o crédito para obras implica que o cliente tenha de adiantar o dinheiro ao construtor para pagar as intervenções na habitação, antes do financiamento estar disponível. Além disso, irão existir várias inspeções à habitação das quais dependem a libertação de tranches de financiamento.
Crédito Reabilitação Urbana
Para solicitar um financiamento de Reabilitação Urbana, o imóvel que precisa de obras tem de ter mais de 30 anos, seja de habitação própria permanente ou secundária.
Além de ter idade superior a 30 anos, o imóvel também precisa de estar numa área de reabilitação urbana (ARU), nos centros históricos das cidades ou áreas de recuperação e/ou reconversão urbanística.
Crédito Pessoal – Obras
Este tipo de crédito é o mais simples e rápido, quando se pretende fazer obras simples. Na maior parte das entidades de crédito, ele é concedido num prazo de 48h e não necessita de muita burocracia.
Por ser um financiamento mais rápido, tem alguns constrangimentos, nomeadamente um prazo de reembolso menor, taxas de juro mais elevadas e, consequentemente, uma prestação mais elevada.
Os montantes a financiar neste tipo de crédito podem ir de 250 euros a um valor máximo de 50 mil euros e, normalmente, é dispensado o orçamento ou comprovativos de despesas.
Pode utilizar o dinheiro do empréstimo nas obras, da forma que pretender.
Agora que já tem informação sobre algumas opções, sugerimos que faça várias simulações para poder comparar as melhores condições para o crédito e começar com a desejada renovação!