ESTOU NA “LISTA NEGRA” DO BANCO DE PORTUGAL… E AGORA?
Infelizmente e por motivos diversos, quando as famílias se confrontam com dificuldades no pagamento dos seus créditos bancários, acabam por ver os seus nomes na “lista negra” do Banco de Portugal…
Mas o que é isto de “lista negra”?
O Banco de Portugal tem um sistema designado de central de responsabilidades de crédito (CRC) onde se encontram registados os créditos concedidos por instituições financeiras a particulares e empresas. No caso de incumprimento, este também fica registado e é vulgarmente chamado de “lista negra do Banco de Portugal”.
Qual a gravidade?
O incumprimento registado na “lista negra” do Banco de Portugal, é um indicador de dificuldades no cumprimento das suas obrigações financeiras. Esta é, entre outras, uma das causas para as instituições financeiras rejeitarem um pedido de empréstimo.
Como “limpar” o meu nome?
Depois de conferir se realmente se encontra em incumprimento no mapa de responsabilidades, a única forma de realmente “limpar” o seu nome é mesmo liquidar a dívida que esteve na origem do incumprimento: assim que regularizar na totalidade as prestações em atraso, passa de uma situação de incumprimento para uma situação regularizada.
Deverá liquidar a dívida o mais rapidamente possível, visto que ter o seu nome na “lista negra” do Banco de Portugal trará uma série de consequências negativas para a sua vida financeira.
Caso não seja possível liquidar a dívida de imediato, existem soluções que podem ajudar na renegociação da mesma.
Deverá consultar as instituições financeiras onde tem o incumprimento para avaliar a sua situação e conhecer os mecanismos ao seu dispor para regularizar a mesma.
Quanto tempo demora a ficar o nome “limpo” no Banco de Portugal?
Esta informação dos créditos dos clientes às entidades financeiras é comunicada obrigatoriamente ao fim de cada mês. Ou seja, o seu estado na Central de Responsabilidades ficará “limpo” no mês seguinte após saldar a dívida.
A melhor forma de não cair na lista negra é mesmo não chegar ao incumprimento!
Quando as prestações começam a ser difíceis de cumprir, opte por procurar ajuda de imediato, junto de um Intermediário de Crédito e avalie as soluções existentes, entre as as quais destacamos o crédito consolidado.
Esta opção aplica-se no caso de ter mais que um crédito e passa por juntar todos num só. Na maior parte dos casos, permite reduzir drasticamente o valor das prestações mensais e mesmo baixar a taxa de juro associada aos empréstimos.