Os animais têm um lugar especial na nossa vida e os animais de estimação têm vindo a ser cada vez mais protegidos. Eles também fazem estragos e necessitam de cuidados de saúde permanentes!
O seguro animal é uma apólice de cuidados de saúde específica para o seu animal de estimação, que lhe proporcionará o reembolso de despesas de saúde específicas que estão cobertas pela apólice.
Embora o seguro de animal de estimação possa ajudar a proteger as suas finanças, nem todas as apólices de seguro de animais de estimação são criadas de forma igual.
Existem coberturas específicas para cão ou gato e que disponibilizam a cobertura de responsabilidade civil, assegurando as indemnizações devidas a terceiros pelos danos e prejuízos causados pelo animal, bem como a assistência veterinária e medicamentosa.
Em Portugal, o Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, aprovou as normas de detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos enquanto animais de companhia. De acordo com o disposto no artigo 13.º do referido diploma, apenas é obrigatória a subscrição de um seguro de responsabilidade civil, com um capital mínimo de 50 mil euros, para os cães pertencentes a raças consideradas perigosas ou potencialmente perigosas, como por exemplo:
-
-
- Cão de fila brasileiro
- Dogue argentino
- Pit bull terrier
- Rottweiller
- Staffordshire terrier americano
- Staffordshire bull terrier
- Tosa inu.
-