Existem vários fatores que influenciam o preço do seguro automóvel, para além dos que estão ligados ao tipo de seguro e respetivas coberturas. Destacamos aqui as cinco mais relevantes:
1. Data da carta de condução e idade do condutor: se tem a carta há menos de cinco anos, vai sofrer uma penalização no seguro automóvel, pois, em teoria, condutores com menos experiência têm uma maior probabilidade de ter acidentes.
Por outro lado, a idade do condutor também determina o risco da seguradora. Se por um lado estatísticas apontam para que condutores mais novos tenham maior probabilidade de ter acidentes pela falta de experiência, por outro lado, com o passar dos anos, é natural que surjam algumas dificuldades com a condução, sobretudo no que diz respeito à acuidade visual.
Essencialmente por estas razões, as seguradoras decidem proteger-se aumentando o valor do prémio anual. Mas à medida que o tempo passa, deve negociar as suas apólices para que o valor seja diminuído.
2. Histórico enquanto condutor: as seguradoras também têm em conta as infrações ao código da estrada e a sinistralidade. Na maior parte dos casos, não é apenas o historial do último ano que é considerado, mas sim o dos últimos 5 ou 6 anos, dependendo da seguradora.
O registo de envolvimento em acidentes por parte do condutor, bem como a gravidade dos mesmos pode afetar o valor do seguro.
Um condutor sem registo de infrações ou de acidentes pode ter uma bonificação no prémio do seguro automóvel.
3. Localização geográfica: por mais curioso que possa parecer, a zona do país onde reside também influencia o prémio do seguro automóvel. Por exemplo, de acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, entre janeiro e setembro de 2022 verificou-se um aumento no número de acidentes em todos os distritos, mais acentuadamente na Guarda (+29,7%) e em Viana do Castelo (+25,0%). No que diz respeito ao número de vítimas mortais, os aumentos ocorreram em 13 distritos, com os maiores
contributos numéricos em Coimbra (+12) e Leiria (+10).
Assim, se se encontra numa zona onde existe maior incidência de acidentes, atos de vandalismo, desastres naturais, estradas com intervenções ou criminalidade, pode ser penalizado no seu seguro automóvel e ver o valor do prémio agravado.
4. Viatura segurada: as características do veículo também podem afetar o valor do seguro até porque, enquanto os carros mais antigos representam um risco maior para as seguradoras, os carros mais recentes estão equipados com tecnologias que garantem uma maior segurança e menor risco. De uma maneira geral, para o cálculo do seguro de responsabilidade civil é tida em consideração a cilindrada da viatura, enquanto que para o cálculo do seguro contra terceiros é adicionada à equação o valor do veículo.
5. Tipo de cobertura escolhida e pagamento: obviamente o tipo de cobertura que escolhe pode aumentar significativamente o valor do prémio. Além disso, muitas seguradoras apresentam um valor mais baixo de prémio a pagar quando se opta por um pagamento único ao invés do semestral ou trimestral.
Noutros casos, o proprietário consegue ter reduções do valor do seguro se agregar vários veículos sob o mesmo seguro automóvel ou efetuar um seguro de vida na mesma seguradora.