Um seguro de vida é um contrato entre um segurado e uma companhia de seguros, onde o segurado paga uma prémio em troca de um pagamento em caso de morte do segurado.
Além da cobertura de morte, pode contratar as coberturas de invalidez total e permanente, invalidez absoluta e definitiva e também, doenças graves.
O pagamento do benefício é feito para os beneficiários (indivíduos ou empresas) escolhidos pelo segurado.
Estes pagamentos podem ser usados para cobrir custos funerários, dívidas, custos de vida, etc.
Os seguros de vida são normalmente usados como proteção financeira para famílias, permitindo que os beneficiários possam continuar a viver com um nível de vida semelhante mesmo após a morte do segurado.
Existem várias razões para subscrever um seguro de vida mas talvez a mais importante seja a que, em caso de morte, invalidez ou doença grave, o seguro de vida pode garantir a educação dos seus filhos, o pagamento de um empréstimo ou o bem-estar da sua família.
Associado a um seguro está sempre um risco e, no caso do seguro de vida, riscos que têm consequências graves e de grande impacto económico na vida de qualquer pessoa.
Se por um lado uma morte inesperada pode provocar uma substancial redução nos rendimentos familiares, por outro lado, uma maior longevidade pode aumentar as despesas para um idoso e para a sua família. Já no caso de uma doença grave, o seguro de vida pode trazer um importante suporte financeiro para fazer face às despesas médicas e à eventual perda de rendimentos.
Estes são riscos que podem ser partilhados ou transferidos para um segurador, através de um seguro de vida.
Seguro de Vida associado ao Crédito Habitação
Este seguro de vida garante o pagamento ao banco do capital em divida, em caso de Morte ou Invalidez e, regra geral, é contratado com a instituição bancária aquando da contratação do crédito, pelo que os seus beneficiários nem sempre se informaram devidamente, especialmente na cobertura de Invalidez, que pode ser IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva) ou ITP (Invalidez Total e Permanente).
Uma Invalidez é talvez a situação mais gravosa que pode acontecer num agregado familiar, pior ainda que uma morte, pois no caso da invalidez, para além da pessoa deixar de contribuir para o rendimento familiar, deixando de trabalhar, aumenta de forma significativa, em muitos casos, as despesas do agregado, pois uma pessoa dependente a necessitar de tratamentos e cuidados, representa uma despesa muito elevada.
É nestas circunstâncias que a cobertura de Invalidez, que tem no seu contrato de seguro de vida, faz toda a diferença.
Vejamos as diferenças para se poderem ativar ambas as coberturas:
-
-
- Se tiver a cobertura de invalidez IAD (uma grande maioria dos Seguros de Vida contratados com as instituições bancárias é esta cobertura que têm), para ser acionada de modo a pagar o seu crédito ao banco, a pessoa segura tem de ficar dependente de terceiros para todas as funções básicas, como a sua higiene, para se alimentar, etc., tem de estar quase em estado “vegetativo” ou completamente dependente, com uma invalidez de quase 100%.
Com qualquer outro tipo de invalidez menos grave, onde a pessoa segura não possa continuar a trabalhar, mas se possa movimentar, alimentar sozinho, vestir, etc., esta cobertura não pode ser acionada.
-
-
- Se tiver a cobertura ITP (a cobertura aconselhável), para ser acionada e pagar o capital em divida ao banco, basta que a pessoa segura tenha uma Invalidez superior a 60% ou 65%, perdendo a capacidade para o trabalho, mas podendo manter as capacidades para poder ter uma vida não dependente de terceiros.
Seguro de Vida Previdência
Mas pode querer contratar um seguro de vida sem ter nenhum compromisso bancário. É o chamado seguro de vida previdência. Este não é obrigatório e, normalmente, é ativado por quem:
-
-
- Tem dependentes a seu cargo;
- Exerce uma profissão ou cargo com algum risco;
- Quer garantir o acesso a um capital extra em caso de infortúnio.
Com o seguro de vida previdência garante um capital extra para ajudar nas despesas, na educação dos seus filhos, etc., ou seja, garante uma melhor qualidade de vida para si e para o seu agregado familiar.
A DS Seguros Braga Centro ajuda-o em todo o processo de concretização do seguro de que necessita. Oferecemos um serviço de aconselhamento personalizado e independente na mediação de seguros, ramos vida e não vida.